sábado, 2 de julho de 2016

UM BELO EVENTO DE CIDADANIA






Imagem da Internet


UM BELO EVENTO DE CIDADANIA
Avelina Maria Noronha de Almeida
avelinaconselheirolafaiete@gmail.com

No dia 6 último ocorreu um importante evento, em homenagem aos Expedicionários Lafaietenses, pela passagem da data do final da Segunda Guerra Mundial, que sempre me emociona porque nunca esquecerei o momento belo e emocionante que vivi naquele dia, em 1945. Como poderia esquecer? O Repórter Esso, na voz emocionada de Herón Domingues, proclamava pelo rádio: “TERMINOU A GUERRA!!! TERMINOU A GERRA!!!”

Na Praça da Bandeira, junto ao Monumento do Expedicionário, foi executado o PROJETO “DIA DA VITÓRIA E HOMENAGEM AOS EX-COMBATENTES DE CONSELHEIRO LAFAIETE”, uma realização da Escola Municipal “Napoleão Reis”, existente desde 2012, iniciado na direção da professora Marise Santana de Resende, tendo como criadores e executores: Professor Dr. Sheldon Augusto, Professora Marta Glória Barbosa e Coordenadora Educacional Cláudia Assis, contando com o apoio da direção, do corpo docente e dos funcionários, todos imbuídos de alto espírito cívico.

O embrião do Projeto nasceu dentro do Arquivo Histórico Antônio Perdigão com o professor Sheldon, na época em que ele tratava dos jornais da cidade, após a leitura de um artigo meu sobre o Dia da Vitória, em 1945, onde relatei a emoção após ouvir o anúncio do Repórter Esso, acima mencionado.

Posteriormente, realizou-se uma reunião em minha casa com Sheldon, Cláudia e o acompanhamento de Marta Glória. Ao longo de cinco anos esse Projeto amadureceu, foi evoluindo a cada ano até chegar ao maravilhoso evento que citei no início, agora com o apoio do atual Diretor Luiz Rafael Vitoretti e do Vice-Diretor Mário Ribeiro de Oliveira, que, com grande capacidade empreendedora e abertura de espírito, forneceram todas as condições e possibilidades para que a cerimônia se realizasse com organização e sucesso, permitindo a continuidade e a ampliação de tão importante Projeto.

Este ano, os organizadores entraram em contato com a Banda da Polícia Militar de Barbacena para abrilhantar o momento com o seu repertório musical e organizaram um coral com alunos do Ensino Médio e integrantes do Tiro de Guerra. O Projeto teve grande acolhimento e apoio das famílias dos ex-combatentes, bem como da Administração Municipal, do Corpo de Bombeiros e de outros órgãos. A cerimônia teve a presença valiosa do Ex-Combatente da FEB, Sr. João Fortunato, que foi muito homenageado, e do Quarto Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Santos Dumont.

Houve um momento de grande beleza artística com a apresentação dos tenores Sheldon e Euler Márcio Chaves, que cantaram “Mia Gioconda”, marca da presença dos brasileiros na Itália, e que ainda emociona os que preservam a memória do acontecimento histórico.

Os familiares dos heróicos lafaietenses ofereceram linda coroa de flores, ao Toque de Silêncio executado pelo Sr. Wolney Severo Juliano. Autoridades e pessoas ilustres da cidade e de outras localidades prestigiaram a homenagem, tendo vários oradores se manifestado. Coroando o evento, foi anunciado que o Sr. Prefeito, Dr. Ivar Cerqueira, encaminhará à Câmara Municipal um Projeto de Lei para integrar ao calendário oficial de eventos do Município a iniciativa da Escola Municipal Napoleão Reis. Foi tudo muito emocionante e fico feliz em ver que nossa cidade cultua os seus heróis pois, como disse Sêneca...

...Laudare dignos, honesta actio est. (Louvar os homens dignos é uma ação nobre)


Publicado no Correio da Cidade em maio de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário