sábado, 11 de fevereiro de 2012

O JORNAL E A EDUCAÇÃO


O JORNAL E A EDUCAÇÃO
                                                             Avelina Maria Noronha de AlmeidA

 
   Herbert Marshall McLuhan, um professor canadense de linha polêmica e idéias avançadas, teórico dos meios de comunicação, foi precursor dos estudos midiológicos. Criador do conceito de “aldeia global”, uma metáfora para a civilização contemporânea,   ele dizia ter o mundo de hoje semelhança com a aldeia primitiva por todos saberem de todos devido ao progresso tecnológico das mídias.
            Luhan fez várias incursões na área da Educação. Criticava acerbamente o modelo tradicional, apontando seus defeitos, de um modo especial por não utilizar a mídia como aliada. Dizia: “Poucos estudantes conseguem adquirir proficiência na análise de um jornal”. O polêmico canadense, apelidado de “Papa da Comunicação”, predisse que, no futuro, os livros serão substituídos pelos jornais nas escolas. Temos de reconhecer que suas palavras têm possibilidade de serem proféticas pois, como temos visto atualmente, um conceito científico exposto em livro pode, em pouco tempo, ter sido suplantado por nova teoria. Com a rapidez vertiginosa das mudanças nos vários setores culturais, surgindo novidades a cada dia, as pesquisas se aprofundando, as descobertas acontecendo continuamente, o que está escrito num compêndio escolar  pode logo, logo, ficar obsoleto.
            Enquanto isso, no jornal, as notícias vão se renovando a cada exemplar, as idéias se ampliando ou modificando, os ensinamentos acompanhando os passos da humanidade. E ainda mais, num arquivo de jornais, o leitor pode ter conhecimento de fatos passados, usufruindo-os com o mesmo espírito da época em que aconteceram. Disse Matinas Suzuki Jr. que “... o jornal é um tipo de vitrine da História, eivada de qualquer teologia sem finalidade. O presente é flagrado e fixado como um momento desvinculado do acontecer”. É a maior fonte de conhecimento por meio de páginas impressas pela facilidade de difusão e pelo universo de pessoas que atinge.
            Felizmente estamos presenciando o uso de jornais em atividades escolares por um grande número de professores, o que ajuda a desenvolver, nos estudantes, a reflexão crítica e a habilidade de interpretação. E isso faz parte da boa Pedagogia.
Como disse Cícero, em De Legibus 2.47: Non solum scire aliquid artis est, sed quae dam ars etiam docendi. (Na verdade não só saber é uma arte, mas também há uma arte de ensinar)