quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O DIA DA ABELHA








Imagem da Internet


O DIA DA ABELHA

Avelina Maria Noronha de Almeida
avelinaconselheirolafaiete@gmail.com


Passando pela Avenida Prefeito Telésforo Cândido de Rezende, vi um pequeno pé de ipê todo colorido com suas flores rosas. Lindo! E pela cidade toda árvores estão florindo. Muitos ipês amarelos desenhando alegria na paisagem, flores nas praças, trepadeiras nos muros, florzinhas nos campos ao derredor trazidas pela Primavera.

As flores são o sorriso da Natureza, a promessa dos frutos, o encantamento dos olhos. Para a existência de sua força criadora sobre a Terra contribui poderosamente um pequeno animal, que beija as flores e no bico leva o pólen que fertiliza outras plantas. O processo da polinização é um dos grandes prodígios que acontecem no planejamento divino para a vida. E a abelha é o principal agente polinizador.

Atualmente, as abelhas estão nas manchetes dos jornais e presentes em outras expressões da mídia. Há um vídeo muito importante e sugestivo, “O Silêncio das Abelhas”. Diz que a abelha “é a pedra angular do ambiente, essencial para o nosso abastecimento.” Em seguida faz um alerta: “Mas ao redor do mundo as abelhas estão desaparecendo. [...] Isso é uma incrível calamidade e representa uma incrível perda.” E mais adiante diz que a causa é uma epidemia cuja propagação os cientistas estão lutando para diminuir, senão “as abelhas poderão desaparecer para sempre. E com ela muitas cores, muita vitalidade da vida no Planeta Terra.”

A ameaça às abelhas vem de um vírus, o qual danifica o código genéticos dos insetos. Dez países já estão tendo que enfrentar esse problema. Só nos Estados Unidos já desapareceram cinquenta bilhões de abelhas, representando 40 por cento das colmeias. No Brasil, no início do ano, em Dourados, Mato Grosso do Sul, 70 colmeias de um único apicultor ficaram vazias pelo desaparecimento de quase três milhões e meio de abelhas.

Imaginem qual a suspeita de ser a causa dessa epidemia? A utilização descontrolada da Ciência por seres humano, que desejam ver resultados sem se preocupar com consequências. Trata-se da utilização excessiva de agrotóxicos, o uso de inseticidas que interferem no sistema nervoso dos insetos, isso de acordo com pesquisas que estão sendo realizadas por cientistas.

Felizmente há pessoas de consciência que procuram reverter a difícil situação.
O mel é conhecido desde a antiguidade. A criação de abelhas está documentada pelos egípcios em inscrições nas pirâmides no ano 2.600 a.C. No decorrer dos tempos, as abelhas foram cumprindo seu papel de retirar o néctar das flores e de espalhar o pólen.

3 de outubro é o Dia das Abelhas. Fazemos votos de que cresçam os projetos defensores deste pequeno, mas tão importante animal. O mel, que representa um importante fator de saúde e de prazer do ser humano, não existe sem a abelha.

Ubi mel, ibi apis. (Onde há mel, há abelha)