domingo, 19 de janeiro de 2014

EXCELSA RAINHA








Imagem da Internet





EXCELSA RAINHA

Avelina Maria Noronha de Almeida

Escrita em agosto de 2013


Um dia alguns bandeirantes chegaram nas terras onde moravam índios Carijós e resolveram ficar por ali. Nos córregos cintilava o ouro à luz do sol e os gentios eram acolhedores. Traziam consigo uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, força da espiritualidade em Portugal. Logo construíram, para colocar a efígie da Virgem, uma igrejinha de esteira e coberta de colmos, onde iam fazer suas preces. Depois levantaram uma ermida de pau a pique para abrigar a Mãe do Céu e para o culto divino. Foi assim que Nossa Senhora da Conceição começou a sua trajetória nestes vales e altiplanos localizados no coração das Minas Gerais.

Passavam-se os anos e, diante daquela imagem, manifestava-se a espiritualidade de mineradores, índios, fazendeiros, escravos, homens, mulheres, crianças, até que, em 1709, D. Frei Francisco de São Jerônimo, através de um de seus visitadores diocesanos que estava de passagem pela povoação, criou a Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre dos Carijós. Nossa Senhora ganhou igreja nova, a primeira matriz, na entrada da cidade, olhando para o Rio de Janeiro, que era a sede da diocese. E também ganhou uma outra imagem, vinda, no mesmo ano, de Portugal, da cidade do Porto, muito linda, pisando sobre a lua, quatro doces anjinhos a seus pés, o manto com delicados volteios, as mãos postas e um rosto muito suave, muito lindo. A mesma imagem que até hoje, no seu trono, na definitiva matriz localizada no meio de duas praças no centro da cidade, vem, desde os primórdios do século XVIII, abençoando esta nossa cidade de Conselheiro Lafaiete e que, há cinquenta anos, recebeu em sua fronte uma coroa especial.

Foi em 2 de junho de 1961 que, pelo Breve Pontifício “Instante”, o Beato Papa João XXIII concedeu o privilégio da “Coroação Pontifícia da Imagem da Imaculada, Celeste e principal Patrona da cidade de Conselheiro Lafaiete”.

A coroação se realizou no dia 15 de agosto de 1963. Ruas ostentando faixas, a praça lotada de fiéis, muita alegria, músicas, flores, fogos, aclamações. A cerimônia religiosa revestiu-se de muita pompa e devoção, celebrada pelo bispo lafaietense Dom Daniel, com assistência pontifical do Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota e a presença de representantes do Clero; do Governador do Estado, Dr. José de Magalhães Pinto; do prefeito, Dr. Orlando Baêta da Costa, e de outras autoridades. Veio gente de toda parte, às vezes de locais distantes, e esses visitantes foram acolhidos, com atenciosa hospitalidade, nas casas dos paroquianos.

Cinquenta anos passados... Quanta água rolou nesse período! Quantos fatos da vida lafaietense a Virgem presenciou! Quanto seu bondoso coração intercedeu por nós!

Há dez lustres o povo cantava o belo hino, letra do então Cônego José Sebastião Moreira e música do inspirado musicista Mansuêto Leão Correia, que começava assim:

Lafaiete hoje vem jubilosa,
Celebrar o triunfo imortal.

Na comemoração dos cinquenta anos daquele memorável dia, em versos do mesmo hino, a minha homenagem à abençoada Padroeira:

Honra e glória no céu e no exílio
À excelsa Rainha e Mãe nossa!

Nosso louvor a Nossa Senhora da Conceição e excelsa Padroeira, rogando para que, agraciados com sua intercessão, a cidade dela e nossa caminhe altaneira por todos os caminhos, mesmo os pedregosos, com a doçura de sua bênção e com a força sempre poderosa da esperança:

Salve, Regina, Mater misericordiae, vita, dulcedo et spes nostra, salve!