domingo, 3 de julho de 2016

VAMOS RECORDAR O PASSADO?







Imagem da Internet



VAMOS RECORDAR O PASSADO?
Avelina Maria Noronha de Almeida
avelinaconselheirolafaiete@gmail.com

Década de quarenta. Foi quando fiz o Cursos Primário e Ginasial no Colégio Nossa Senhora de Nazaré. Belos tempos! São decorridos 70 anos desde a minha formatura de Primário.

Primeiro ano: “Olhem para mim! / Eu me chamo Lili.” Oh! que encantamento as aulas da doce Mariinha Biagioni. Passados 74 anos que foi minha professora, é, ainda hoje, uma fada carinhosa em minha vida e continua linda, meiga, atuante e sempre ajudando aos que a rodeiam.

Segundo, terceiro, quarto anos, análises léxicas, problemas, anotações... Quantos conhecimentos nos transmitiram respectivamente, Diná Alves de Oliveira, Elza de Oliveira Figueiredo, Zulmirinha Tavares! Aulas de ciências dissecando galinhas, auditórios mensais, recitar, cantar, representar. Leitura alta, composição e ditado... todo dia. Fixação boa da matéria antes de passar para a outra. Cadernos de pontos ilustrados. Era um ensino responsável e metódico, mas atraente porque nos sentíamos subindo os degraus da aprendizagem com passos firmes, seguros.

Depois veio o Ginásio. Estudo levado a sério. Análises sintáticas, redações, profundos estudos gramaticais. Rosa / Rosae / Rosae / Rosam / Rosa/ Rosa... declinações, traduções, versões... Ave Maria / Gratia plena... Allons enfant de la Patrie... Je vous salue, Marie, pleine de grace... Au revoir!... Do you speak Inglish? God bless America / Land that I Love... Good bye! Que maravilha! Era o Mundo visitado em vozes...

Festas. O grande salão, os coloridos cenários. Irmã Consolata no piano tocando Le Lac de Come. Dispostas nos degraus que levavam ao palco cantando: Oh! manhã de sol... Anhangá fugiu! Anhangá, ê, ê... Um dia fui cantar A Pitangueira. No meio da canção esqueci a letra, fiquei parada uns minutos numa agonia... até sair do palco envergonhada... Mas também brilhei como São João Bosco e, no ano seguinte – imaginem! – fui aquele que tentava o santo e pulei no fogo, em um galpão que havia no meio do palco. Os jogos no recreio, o jacaré na frente da gruta... Conquistas, fracassos, alegrias, inquietações, tudo vem de roldão na mente quando chega o Dia do EX-ALUNO no Colégio Nossa Senhora de Nazaré.

Dia 04 de outubro, domingo, acontecerá a anual COMEMORAÇÃO DO DIA DO EX-ALUNO DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DE NAZARÉ.

Se você, leitor ou leitura, sentaram-se nos bancos escolares do tradicional estabelecimento, não percam a felicidade dessas horas de encontro onde se recordarão tantos momentos felizes do passado.

À 13 horas é a abertura. São os abraços. As conversas. As lembranças... até que, às 14 horas, vem o reencontro com a suave e linda capela onde será celebrada a Santa Missa. Enfim, depois das orações compartilhadas, a alegre confraternização.

Não faltem! O Colégio espera vocês para recordarem os tempos que se foram. Recordar vem do latim: “re-cordis”, voltar a passar pelo coração. Pois, para terminar, vou voltar e passar pelo coração, na mágica do pensamento, diante do grande quadro de formatura de minha turma, com nossos retratos e uma frase latina que era como um estímulo para enfrentarmos qualquer obstáculo que encontrássemos pela vida no caminho de nossos sonhos...

...“Per áspera ad Astra.” (Por caminhos ásperos até os astros)

Publicado no "Correio da Cidade" em princípio de outubro de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário