segunda-feira, 4 de julho de 2016

SALVE OS NOSSOS IMIGRANTES!!!








Imagem da Internet




SALVE OS NOSSOS IMIGRANTES!!!

Avelina Maria Noronha de Almeida
avelinaconselheirolafaiete@gmail.com


Dia 25 de junho é dia do Imigrante. Para o pedaço de terra onde nasceu, cresceu e amadureceu nossa cidade veio muita gente, de etnia diversas. Mas o número maior de imigrantes que aqui chegou teve procedência dos Açores, arquipélago transcontinental e território autônomo da República Portuguesa. Dos Açores fazem parte as seguintes ilhas: Corvo, Flores, Faial, Graciosa, Pico, São Jorge, Terceira, Santa Maria e São Miguel. O arquipélago foi povoado por descendentes de portugueses, espanhois e flamengos (Flandres e Bélgica).

De acordo com estudos feitos por um genealogista, não foi encontrada nenhuma cidade que tenha tantas raízes açorianas como Conselheiro Lafaiete. É bom conhecermos um pouco sobre esse nosso berço territorial que nos trouxe muita gente no século XVIII. Os açorianos saíram de sua ilha, vieram para o Rio de Janeiro, sendo de lá enviados várias casais deles para a Colônia de Sacramento, às margens do Rio da Prata. Quando tiveram que abandonar a Colônia, foram para o Rio Grande do Sul. Durante o rush do ouro migraram para o Campo Alegre dos Carijós e estabeleceram as primeiras fazendas de nossa terra. E parece que essa imigração trouxe um traço muito forte para nossa identidade como povo. Vejam só qual é o lema da Região Autônoma dos Açores: “Antes morrer livres que em paz sujeitos”. Não parece o espírito da Inconfidência Mineira e dos Liberais do Movimento de 1842?

Dentre os açorianos que aqui aportaram, parece que o número maior veio da ilha de Faial, um lugar lindo, também chamada de Ilha Azul. E grande parte dos habitantes dessa ilha antepassados dos lafaietenses veio de Cedros, assim chamada pela enorme quantidade de cedros-do-mato, de odor característico e ricos de óleos essenciais. Muitos olhos azuis de gente daqui vêm dos descendentes dos flamengos holandeses que, quando estavam voltando das Cruzadas, atenderam ao convite de Dom Afonso Henrique, fundador de Portugal, para povoar aquele lugar. Dão-lhe um encanto especial as hortênsias, as camélias e as azáleas, flores tão queridas pelo nosso povo, e que lá são usadas para cercar os caminhos (lindos bordados, de um lado e do outro, por hortênsias azuis) e dividir propriedades.

Alguns dos sobrenomes que nos vieram da Ilha do Faial: Garcia, Cardoso, Gomes, Nunes, Goulart (são os descentes dos flamengos), Duarte, Alves. Gonçalves, Correia, Furtado, Pereira, Rodrigues, Fernandes, Freitas, Mendonça, Medeiros, Esteves e Costas. É claro que, com esses sobrenomes, pode haver portugueses vindos de outros lugares, mas um grande número veio de Cedros.

Salve os nossos Imigrantes Açorianos!!!

Como eles, também amamos a Liberdade e, se for necessário, lutamos por ela, assim como expressa a frase latina:
“Ense petit placidam sub libertate quietem”. (Pela espada buscamos paz, mas paz apenas sob liberdade)

Publicado no "Correio da Cidade" no final de junho de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário