sábado, 16 de abril de 2016

PRUDÊNCIA NA INTERNET









                                                  PRUDÊNCIA NA INTERNET
                                                  Avelina Maria Noronha de Almeida
                                                              avelinaconselheirolafaiete@gmail.com

            Confesso que sinto uma ansiedade imensa na alma quando, ao abrir o computador, vou acessar os e-mails. Que me trarão eles? Uma informação ou notícia que eu tanto espero? Uma mensagem geográfica com a qual, ao som de uma deliciosa música, vou fazer um passeio “de alma” por lindo país longínquo o qual, certamente, nunca visitarei “de corpo”? A exibição de uma orquestra que me trará sublime prazer sensorial? Ou péssima notícia? Ou mensagem chula ou irritante?
           
       A Internet é uma caixa de surpresas... Essa tecnologia é, às vezes, amiga, outras, inimiga... Esclarecedora ou causadora de confusões por informações ou interpretações errôneas... auxiliar preciosa e fraterna ou portadora de sofrimentos... e até mesmo gênese de tragédias como as veiculadas na mídia e que nos horrorizaram em dias recentes. Nem tenho coragem para repeti-las. Os leitores devem ter visto nos jornais e noticiários, pois os fatos foram amplamente divulgados.
           
          Fica aqui um alerta: tenham muito cuidado ao colocar suas mensagens para que não sejam fonte negativa; também ao interpretar mensagens e, principalmente, ao agir incentivados por elas, para que sua participação, principalmente no Face-book, seja aprazível comunicação, só traga benefícios e sadio divertimento.
 
Dias atrás fiquei espantada com a linguagem da Internet dominando distâncias e tempo. Uma portuguesa, residente na encantadora, importante e cultural cidade de Loulé, em Portugal, um dia, por acaso, descobriu um blog meu e passou a comunicar-se comigo. Angela Viegas, é o seu nome. Tem um blog magnífico, grandioso, “Portugalredecouvertes”, em francês mas com tradutor para o português, focalizando, com fotografias e escritos, locais de Portugal. Essa amiga me mandou um e-mail dizendo ter dado um passeio em minha cidade e gostado muito. Aí ela esclarece que fora num lik do YouTube, o qual me passou.

Devem ter aclopado a filmadora na frente do vidro do carro, pois tive a impressão de estar sentada no banco da frente e ir vendo naturalmente os locais nos quais passava. Ao chegar à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, vindo da Avenida Prefeito Mário Rodrigues, fiquei atenta à numeração do vídeo para mostrar à amiga a minha casa quando passasse por ela. Mas que decepção! Faltando menos de 30 metros para chegar, o carro vira à esquerda e desce naquela pequena rua ao lado do Forum, entrando na avenida. Mas valeu a pena ver a cidade tão primorosamente filmada! O que me espantou foi que eu não conhecia um vídeo da minha cidade do qual uma pessoa, lá de tão longe, de outro continente, me deu conhecimento.

            São maravilhas da Internet, que focalizo na semana do Dia Mundial da Internet, 17 de maio. Só firmo a advertência de usar a Internet, principalmente as redes sociais, com muita prudência, como diz a expressão em latim utilizada pelo Direito para significar o ato praticado prevenindo algum inconveniente:

Ad cautelam...  (Com prudência)

(Esta crônica foi publicada no jornal “Correio da Cidade” de Conselheiro Lafaiete, MG)








Nenhum comentário:

Postar um comentário