quinta-feira, 17 de março de 2016

BELOS EXEMPLOS






Imagem da Internet



BELOS EXEMPLOS

Avelina Maria Noronha de Almeida
avelinanoronhalmeida@gmail.com


Quero falar da Copa de 2014. Mas não quero falar de fiasco, vergonha e humilhação. Ficar remoendo e clamando, isso é tolice. Não somos humanos? Passíveis de erro? Imperfeitos?

Mas somos também grandiosos, sublimes espetaculares. Depende do momento, das pessoas, das circunstâncias. A nossa vida, seja pessoal ou coletiva, é uma tessitura em que os fios têm que ter direções diferentes para fazerem a amarra segura que a vivência dos momentos é que solidifica. Se não tivermos a sensação do fracasso, do problema, da dor, jamais poderemos saborear em toda a sua profundidade a sensação da vitória, da solução, da alegria.

Vamos falar do que resultou em pontos positivos nesse evento de grande expressão internacional.

O Brasil ficou mais conhecido pelo mundo inteiro. Turistas se encantaram com nossas belezas naturais, nossa culinária, a afabilidade, o espírito de colaboração , a simpatia, a hospitalidade do brasileiro, a bela interação e envolvimento com aqueles que vieram de outros países. A Copa atraiu turistas de 203 nacionalidades sendo que, num balanço elaborado pelo Ministério do Turismo, 92,3% disseram ter vindo ao nosso País em função da Copa e 95% declararam intenção de voltar. Que isso aumente a nossa autoestima.

Devido a exigências da FIFA, não deixaram de ser investidos recursos na infraestrutura, principalmente de mobilidade humana, sistema de telecomunicações, de hotelaria, restaurantes, parques; instituições culturais procuraram mobilizar-se para apresentar uma face atraente. Se houve falhas, foram pequenas diante do que foi realizado.

Tenho a impressão de que o povo brasileiro soube dar o seu recado e a imagem de nossa terra e de nossa gente no exterior foi muito favorecida nestes dias pois mostrou um País que, mesmo tendo seus sofrimentos, não perde a alegria de viver e o humor ao enfrentar as dificuldades.

E o que mais me encantou no evento e ficou forte na minha memória foram três momentos marcantes.

O primeiro quando o jogador brasileiro David Luiz, que teve forte atuação no jogo contra a Colômbia, demonstrou ser um vencedor digno, consolando, no centro do gramado, o jogador colombiano James Rodriguez, que teve uma crise de choro após a eliminação da Colômbia. David deu -lhe um abraço.e pediu aplausos para o colombiano pelo seu excelente desempenho na partida. Em seguida, os dois jogadores trocaram a camisa.

O segundo quando o Brasil deu um exemplo de como prezamos a união entre os povos ao apresentarem as 32 bandeiras dos países participantes, homenagendo-os..

E o terceiro quando os alemães comemoraram o título dançando em volta da taça da Copa com uma dança inspirada nos rituais dos índios Pataxós, que aprenderam na Vila Santo André, em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, dando uma mensagem de carinho e valorizando os indígenas que conheceram, e dos quais ficaram amigos durante a sua concentração.

Foram belas atitudes, belos exemplos deixados pela Copa. E como dizem os latinos:

“Exempla movent magis quam verba”. Os exemplos movem mais do que as palavras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário