sábado, 17 de maio de 2014

MOSAICO DE COMEMORAÇÕES





Imagem da Internet



MOSAICO DE COMEMORAÇÕES

Avelina Maria Noronha de Almeida



Abril é um mês de muitas comemorações importantes. Entre elas, vamos escolher algumas que estão mais próximas desta edição do jornal.

Começamos com o dia 19, Dia do Índio, e temos que lembrar os pacíficos índios Carijós, que aqui chegaram pensando que nossa terra, de tão linda natureza, fosse a “Terra Sem Males” que procuravam encontrar. Quando desapareceram, exterminados pelas doenças, por homens brancos que queriam suas mulheres ou na época da fome no princípio do século XVIII, não sumiram de todo, porque o sangue deles ficou na forte miscigenação, principalmente com os portugueses. Ficaram na raiz da nossa genealogia, da nossa raça especial formada em Carijós, continuada em Queluz e presente em Conselheiro Lafaiete. Não podemos também esquecer os índios Puris, que aqui chegaram num segundo tempo, trazidos como escravos pelos fazendeiros e depois, também pela miscigenação, passaram a fazer parte da nova raça.

Embora atualmente nem conste da lista de datas comemorativos, temos o aniversário de nascimento de Getúlio Dornelles Vargas, que nasceu no dia 19 de abril de 1882, em São Borja, no Rio Grande do Sul, e faleceu, no Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1954. Advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, foi presidente do Brasil de 1930 até 1945, depois, eleito, por voto direto, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954. Criou muitas leis sociais e trabalhistas brasileiras, que muito ajudaram os operários e, olhem bem, ainda hoje ajudam muito. Inclusive é considerado como o mais importante presidente do Brasil. No meu tempo de curso primário, as celebrações desse aniversário eram revestidas de muito brilho.

Coisas que passaram...

Dia 21, quanta coisa! Tiradentes, o protomártir da Inconfidência, foi executado nessa data, em 1792. Herói Nacional, é o Patrono Cívico de Brasil e também Patrono das Polícias Militares dos Estados. De seu corpo esquartejado, deixaram dois membros em nossa terra, e sua cabeça foi salgada em Queluz, num arranchamento da Rua Direita, hoje Rua Comendador Baêta Neves.

Outro aniversário no dia 21: da Inauguração de Brasília, em 1960, como nova capital do Brasil, uma das mais belas e a mais moderna cidade do Brasil.
Dia 22 chegaram ao Brasil as 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. É a inauguração do nosso País na História Mundial.

Deixamos por último uma data revestida de saudade, voltando ao 21 de abril, marcando o nascimento de Allex Assis Milagres, o grande e inesquecível articulista desta coluna em tempos passados, de cultura invejável, quase incrível de tão grande; notável historiador de toda esta nossa região, que, apesar da pouca idade quando de seu falecimento, deixou uma obra vasta e profunda. Um ser humano que deixou um rastro luminoso marcando a sua passagem pela terra. Lágrimas saudosas para o Allex!

Por termos tido Allex junto a nós, agradeçamos ao Senhor!

Deo gratias!




Nenhum comentário:

Postar um comentário