domingo, 9 de fevereiro de 2014

APLAUSO AOS TELECOMUNICADORES








Conduzindo a palestra “A Mídia na Promoção da Saúde”, a jornalista Patrícia Carvalho falando sobre sua experiência à frente do “Bem Estar”, da TV Globo.

Imagem da Internet






APLAUSO AOS TELECOMUNICADORES
Avelina Maria Noronha de Almeida



Um belo dia Samuel Morse inventou o telégrafo elétrico, baseando-o em um código binário de pontos e traços, que permitiam às pessoas se comunicarem mesmo estando a muita distância umas das outras. Assim começou uma escalada de inventos que foram evoluindo, extrapolando limites, desmanchando fronteiras e tornando o mundo a “vasta aldeia global” do profeta da comunicação, MacLuhan, que teve grande prestígio nos anos sessenta e previu mutações prodigiosas na história da humanidade.

Em seguida ao telégrafo vieram o telefone, o rádio, a televisão, os computadores e, finalmente, chegamos à Internet, por enquanto o suprassumo da comunicação. Mas no início está a telegrafia. E é por isso que, tendo sido fundada a União Telegráfica Internacional em 17 de maio de 1865, essa data, 17 de maio, foi escolhida para ser o “Dia Internacional das Comunicações”.

“Tele”, em grego, tem o significado de “distância”. “Comunicação” já vem do latim “communicare”: “partilhar”, “ter em comum”.

E uma das maneiras de realizar o prodígio da comunicação tecnológica é a televisão, que une os olhares de um mundo de pessoas num mesmo espetáculo. Embora nem sempre seja usada beneficamente, também é uma verdadeira mestra, veiculando cultura, alegria e autêntico divertimento. Há muitos programas televisivos bons; é só saber fazer as escolhas corretas.

Recentemente estreou um programa, em uma das emissoras que chegam em nossos lares, no horário de dez horas da manhã: “Bem Estar”. Apesar do pouco tempo de existência, está fazendo grande sucesso, porque adotou uma forma descontraída, leve, prática e convincente de apresentar temas que falam de saúde e qualidade de vida, com muita eficiência. Os assuntos são variados, dando informações úteis e levando aos telespectadores a palavra de especialistas competentes e renomados.

Escolhi esse programa para focalizar na data comemorativa das comunicações, não apenas pela sua qualidade, mas, também, por um motivo muito especial. A comunicadora que o dirige e se responsabiliza pelo sucesso do mesmo utilizando muita inteligência e criatividade é mais um “ouro da casa”.

Ao terminar o programa, vão deslizando na tela os nomes daqueles que o fazem e o primeiro nome, apresentado como Redatora Chefe, é de uma jovem lafaietense, Patrícia Carvalho. Foi minha aluna de redação, por isso desde muito conheço o seu grande potencial, assim não estranho o sucesso em sua carreira

À Patrícia e aos telecomunicadores de nossa cidade, os meus parabéns pelo seu dia. Merecem o nosso aplauso porque fazem por onde merecê-lo com seu trabalho que tanto beneficia a comunidade. Tenham sempre sucesso em suas atividades! Vocês estão contribuindo para que o mundo se torne mais esclarecido e consciente, caminhando para um destino melhor, porque...

“Suae quisque fortuna faber est. (O homem é arquiteto de seu próprio destino)


Nenhum comentário:

Postar um comentário