terça-feira, 7 de maio de 2013

DEUS SALVE A AMÉRICA!



Imagem da Internet 



DEUS SALVE A AMÉRICA!
                                    Avelina Maria Noronha de Almeida
                                                                                                         

O dia 12 de outubro tem, entre outras datas comemorativas, duas merecidamente bem comemoradas, com carinho e grandes manifestações: o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e o Dia das Crianças. Mas existe uma que anda um pouco esquecida: a do Descobrimento da América, em 1492, por Cristóvão Colombo.
No meu tempo de estudante, era uma data muito festejada. Isso em meados do século XX. Havia auditório comemorativo ressaltando a figura de Cristóvão Colombo, poesias ou dramatizações sobre os países americanos e não podia faltar o hino “Deus Salve a América!” bem ensaiado nas aulas de Canto, que eram duas por semana. Hoje em dia, creio que poucos conheçam ou se lembrem dele.
 De autoria de Irving Berlin, era uma música patriótica americana que foi largamente difundida no Brasil e aqui cantada como um hino de todas as Américas, pedindo a Deus paz e bênção para esta parte do mundo. No anfiteatro da Segunda Guerra Mundial, costumava ser cantada, com emoção, por soldados americanos e brasileiros em conjunto. A melodia é muito bonita e inflamada, e a letra de grande simplicidade porém muito bela.
“Quando nuvens negras,/ Como um negro véu,/ Descem sobre as serras/ empanando o céu,/
Ouve-se uma prece/ Dessa gente audaz, Que não teme as guerras,/ Mas deseja a paz!
Deus salve a América!/ Terra de amor! Verdes mares, florestas/ Lindos campos abertos em flor.”
Berço amigo,/Da bonança,/Da esperança/ no altar.../ Deus Salve a América!/ Meu céu! Meu lar!
Nas aulas de Inglês cantávamos:
“God bless America,/ Land that I love” e ia assim por diante…
Talvez eu tenha exagerado no meu saudosismo, mas pensando bem,  somos parte do Continente Americano e devemos nos identificar com ele e dar valor às suas efemérides.
A América, cujo nome é uma homenagem ao navegador italiano Américo Vespúcio, compõe-se de duas massas de dimensões continentais ligadas pelo istmo do Panamá, que tem mais de 80 quilômetros de largura. Ali foi construído um canal – Canal de Panamá – para ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico.
Assim estamos todos os países americanos em um único bloco de terra, pois o canal é uma construção artificial. A OEA, organismo fundado em 30 de abril de 1948, une os países americanos para defender os interesses do continente, buscando promover a paz e o desenvolvimento econômico, social e cultural por meio da cooperação mútua.
Como seria bom que voltássemos àqueles tempos da “aurora da minha vida”, nos quais um clima de identidade e afetividade unia os países do nosso continente!
E em tempos em que sombras ameaçadoras, e mesmo destruidoras, perturbam o mundo, bem precisamos levantar a voz num verso do hino que tanto cantávamos antigamente: “DEUS SALVE A AMÉRICA!”, pedindo ao Todo Poderoso paz e bênção, principalmente proteção.
Agora, quanto a essas mudanças que ocorreram com o passar dos tempos, temos que reconhecer que isso faz parte da vida, muitas vezes infelizmente. Como dizia o filósofo Heráclito de Éfeso (535-475 a.C.):
“Tempora mutantur et nos mutamur in illis.” (O tempo muda e nós mudamos com ele)

3 comentários:

  1. Ilustre Professor Ciro:

    Foi feita a correção de acordo com sua obsevação. Mil graças pela cooperação.

    Avelina

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa publicação e comungo com a senhora plenamente. Já sou uma nova seguidora de seu blog!!! abraços!!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Gaivota Dourada:
      Perdoe-me a intimidade, mas é assim que tenho vontade de chamá-la. Seu pseudônimo é lindo!. Fiquei muito feliz pelas suas palavras e por ser seguidora de meu blog. Acessei o primeiro de seus blogs citados e estão encantada! Lindo o blog, linda a sua terra. Agora vou olhar os outros blogs seus.
      Saiba que todos os meus antepassados do lado de meu pai vieram do Rio Grande do Sul. Precisamos conversar muito. Tentei colocar um comentário no seu blog mas, como sou uma incompetente na área tecnológica, me embaracei e desisti.
      Um carinhoso abraço.
      Avelina


      Excluir